Comunicação e Marketing no Agronegócio

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As empresas rurais fazem parte de um mercado com potencial de expansão, haja vista que o público-alvo busca qualidade de vida, consumo responsável e contato com a Natureza

Caro leitor, o intuito da série de colunas que venho publicando sistematicamente na seção “Opinião” do Portal InfoHorse é disseminar conhecimento sobre as áreas de Comunicação e Marketing dentro do Agronegócio brasileiro. Evidentemente, que é um trabalho de via de mão dupla, ou seja, aberto às sugestões e melhorias. Então, não hesite! Envie as suas ideias para o meu e-mail: contato@marcelopardini.com.br. Sendo assim, não definirei pontos imutáveis, abrindo espaço para a troca de experiências, sempre dialogando sobre as novidades do mercado, agregando novas visões ao tema.

Começo com a seguinte afirmação: a história sempre se repete. “Não é difícil imaginar, em um futuro próximo, uma rede unindo todas as nações, trazendo não somente notícias, negócios e mensagens de parentes e amigos distantes, mas também facilitando uma maior compreensão entre os povos, contribuindo para a paz mundial”. Você certamente achará que isso diz respeito à internet, não é mesmo? Errou! Acredite: trata-se de um recorte extraído de um artigo publicado no jornal “The New York Times” sobre a entrada em operação do primeiro cabo transatlântico de telégrafo, no final século XIX, mais precisamente em 1866. Trago a frase acima para elucidar a importância da Comunicação, principalmente nos dias de hoje, em que estamos todos interconectados. Traçando paralelo com os dias atuais, a relação estabelecida entre emissor, mensagem e receptor, através do cyberespaço, é de vital importância para o crescimento do negócio, uma vez que a web é ao mesmo tempo mídia, meio de Comunicação e canal de venda.

Marketing
Oriunda do inglês Market, que significa “mercado”, o Marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca, culminando numa transação (venda) satisfatória para todas as partes envolvidas no processo.

Há profissionais especializados em promover conjuntos de atividades destinadas a compreender o mercado e os clientes, criando e comunicando valor. Para tanto, usam-se os seguintes componentes de avaliação e controle:
– Segmentação e definição do público-alvo.
– Posicionamento frente aos concorrentes.
– Mix (“07 Ps”): Produto, Preço, Praça, Promoção + Pesquisa, Pessoas e Paixão.

Novos valores, novas formas de Comunicação
As empresas que atuam no Agronegócio estão inseridas num mercado com grande potencial de expansão, haja vista que o público-alvo busca qualidade de vida, novas formas de lazer, consumo responsável e contato com a Natureza. O objetivo é prestar serviço com valor agregado, tendo diferenciação em relação à concorrência.

Consciência da marca
Visa à criação e à valorização da imagem da marca, gerando informações que agreguem valor aos serviços e produtos oferecidos. O foco é melhorar a satisfação dos consumidores e mensurar os esforços da relação Propaganda x Retorno do Investimento. É fundamental ampliar o conceito de bom atendimento, fazendo gerenciamento apropriado do ativo mais importante da empresa: os clientes.

“Saliência é o tamanho da marca na memória do consumidor, principalmente no momento de escolha entre um determinado conjunto de produtos ou serviços. Está relacionada com a estrutura de associações que permitem à marca aparecer em diversas situações de compra, gerando sentimento de familiaridade e segurança”, explica Marcelo Coutinho, especialista em Pesquisa de Mercado. Por isso, faz-se necessário o bom Planejamento de Marketing para que a empresa esteja sempre na mente dos consumidores.


*Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2007).

Jornalista e leiloeiro rural. Especializado em Agronegócio, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Publicitária.
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