Marketing interativo

0
282

É preciso definir os pontos de sucesso do planejamento estratégico da campanha publicitária – vendas, visibilidade, participação de mercado

Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo, seja via site, banner, rich-media, link patrocinado ou E-Mkt. A campanha é melhor recebida quanto mais relevante se mostrar para o usuário (atender aos seus interesses e as suas necessidades).

A mídia interativa é baseada em ROI (Return of Investiment). Sendo assim, é preciso definir os critérios de sucesso do planejamento estratégico da campanha – vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado. Portanto, faz-se necessário ter os seguintes questionamentos:

  • Quais as necessidades que a marca satisfaz? São relevantes ao consumidor?
  • Quais produtos/serviços complementares podem satisfazer tais necessidades?
  • Como os consumidores avaliam a marca?
  • Quais as diferenças em relação aos concorrentes? Elas são relevantes? Como elas são percebidas pelos consumidores?
  • Quais os segmentos sócio-demo-psicográficos têm o mesmo tipo de necessidade e ainda não estão na mira dos concorrentes?

Após o investimento em Publicidade e Propaganda, como mensurar o retorno do capital aportado? Seguem abaixo alguns métodos:

  • Vendas.
  • Share of Mind (marca na mente do cliente).
  • Redução de custo.
  • Mudança de atitude do público-alvo para com a marca.

Com o uso de tecnologias sofisticadas, como rich-media, em que as informações são cruzadas, especialmente em relação ao consumo, é possível medir a porcentagem de usuários que interagem com a peça (independentemente de terem clicado ou não), bem como o tempo que cada usuário dispendeu com a campanha, entre outros pormenores.

Links patrocinados

  • Do inglês SEM Search Engine Marketing.
  • Baseado em sites de busca – primeiro destino de quem está procurando informação (Google é o “oráculo” mais acessado do mundo).
  • Cerca de 80% das pessoas não vão além da primeira página de busca.
  • Aumenta o conhecimento da marca.
  • Espalha a mensagem em todos os dispositivos – computador, tablet, smartphone.
  • Usa as opções de segmentação para atingir exatamente o público-alvo.
  • Compartilha as atualizações para mais pessoas e atrai seguidores (relacionamentos).
  • Alcança a audiência exata com opções precisas de segmentação.
  • Pagamento facilitado – cliques ou impressões.

Fonte
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2007).

Jornalista e leiloeiro rural. Especializado em Agronegócio, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Publicitária.
Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA