O bem-maior da empresa: o cliente

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Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais poder você tem para agregar valor aos produtos e serviços que coloca à disposição do mercado. Saiba mais

“Clientes podem demitir todos da corporação, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”, a célebre frase de Sam Walton, fundador da rede mundial de supermercados Wall-Mart, reflete a relação empresa x consumidor. O público-alvo está cada vez mais exigente e a concorrência é voraz. As instituições sérias já constataram que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica sua imagem. Para evitar isso, elas investem em programas de melhorias constantes – busca pela excelência.

Segundo dados apresentados pelo Prof. Dr. Marcelo Coutinho, um dos principais nomes do país em Pesquisa de Mercado, durante aula que tive na pós-graduação em Marketing e Comunicação Publicitária na Fundação Cásper Líbero, em 2007, conquistar novos clientes custa 05x mais do que manter os já existentes. Os clientes resistem a mudar de fornecedores após investirem o seu tempo assimilando a trabalhar com uma determinada empresa e o seu sistema (elevado custo de aprendizagem). “Uma redução de 5% na taxa de perda de clientes pode aumentar os lucros ao redor de 30%”, exemplificou.

Propaganda – principais funções
– Informar (consciência, características e benefícios, imagens positivas).
– Agregar valor (alteração das percepções do consumidor).
– Lembrar.
– Persuadir.
– Vender.

Propaganda On-line
As empresas bem-sucedidas constroem relações do tipo ganha-ganha com os clientes. À medida que isso ocorre, todos buscam o êxito mutuo. Sendo assim, anunciar é uma maneira de espalhar informações a ponto de influir nas transações comprador-vendedor.

A Propaganda pela internet redefine o significado da Publicidade: passa a ser algo dinâmico, multimídia, personalizado e interativo, capaz de atingir um público cada vez mais resistente aos anúncios de massa. Tais peças publicitárias podem ser modificadas a qualquer hora, mesclando texto, áudio, gráfico e animação. E os clientes conseguem passar rapidamente da visualização para a solicitação de informações até a compra do produto.

Divulgação
Banner do Haras Três no Portal InfoHorse

Economia da atenção
O que a informação consome é obvio: a atenção de quem a recebe. Por isso, riqueza de informações pode criar pobreza de atenção”, afirma Herbert A. Simon, pesquisador nos campos de Psicologia Cognitiva, Sociologia Econômica e Filosofia. Então, até nisso é preciso se atentar. Tanto em Jornalismo como em Publicidade, o importante é informar de maneira direta e objetiva. Na Era Digital, com tudo muito veloz e fugaz, faz-se necessário saber o limiar entre a notícia devidamente transmitida e os seus excessos, a fim de que o texto não fique over, ou seja, dificultando a fácil assimilação do receptor (leitor) da mensagem.

Imagem x Marca
– A marca serve para lembrar e reforçar as crenças que foram formadas.
– Uma boa marca deve atrair a atenção, ser fácil de memorizar, ajudar a comunicar o seu posicionamento e distinguir o produto (empresa) das concorrentes.
– Valor da marca é o valor de mercado baseado na reputação e na clientela da empresa.
– Uma marca possui valor até o ponto em que os clientes a conheçam e guardem na memória associações favoráveis, fortes e únicas a seu respeito.

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Publicidade da Vetnil no Portal InfoHorse

Orientação de Produto: consumidores dão preferência a produtos que ofereçam desempenho superior e características inovadoras.
Orientação de Vendas: a organização empreende grande esforço em Vendas e Promoção.
Orientação de Marketing: a chave para alcançar metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvo.
Orientação de Marketing Societal: maneira que preserva ou aumenta o bem-estar do consumidor e da sociedade.

PAC
O Haras Lagoinha é destaque no Portal InfoHorse


Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. (Ed. Pearson Education Brasil, 2007).

Jornalista e leiloeiro rural. Especializado em Agronegócio, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Publicitária.
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